0
O que é TDP?

Eixo estriado localizado na parte traseira do trator, acima da barra de tração, tendo como função transmitir potência do motor (torque e rotação) para acionamento de máquinas agrícolas acopladas ao trator.
TDP ou TDF (Tomada de potência ou de força)
Foto: Pripps, Robert N.; Morland, Andrew

TDP com cardan
Foto: Blog do Técnica Rural
A tomada de potência é responsável pelo acionamento de equipamentos que necessitam da potência do trator para girar seus orgãos ativos, como exemplo as roçadeiras, pulverizadores, distribuidores de fertilizantes e etc. Ao trabalhar com equipamentos ligados na tomada de potência (TDP), o operador deve ter atenção redobrada, pois um pequeno descuido pode se tornar fatal. 

Apesar de haver muitos acidentes graves envolvendo a TDP (mutilações, óbitos, perda de membros), é um mecanismo seguro se for operado de forma correta e com as proteções necessárias.

Cuidados necessários:

  • Quando estiver trabalhando com a TDP e necessitar verificar ou ajustar o equipamento, desligue-a e espere que o seu eixo pare de girar antes de proceder a verificação ou acoplar e desacoplar o equipamento por ela acionado.Dessa forma já eliminaria a possibilidade do operador se acidentar devido a TDP pois a mesma não estaria em movimento.
  • Não se aproxime da TDP utilizando roupas largas ou folgadas que possam se prender em qualquer uma das partes rotativas.
  • Desligue sempre a tomada de potência quando não estiver sendo utilizada e sempre utilize as capas protetoras da tomada de potência e, em caso de avaria, providencie a sua reposição.
  • As improvisações chamadas de gambiarras, muitas vezes acabam contribuindo para o aumento da ocorrência de acidentes com tratores. Na operação com a tomada de potência, não improvise pinos para unir o cardan, tais como pregos, vergalhões, etc; utilize sempre os pinos originais, pois além de serem apropriados para este tipo de aplicação não apresentam rebarbas ou sobras.

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário...

 
Top