Primeiramente vamos aos conceitos:

Conceito legal: Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Conceito prevencionista: Acidente de trabalho é qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como conseqüência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao homem. 

Incidente: Evento não planejado que tem o potencial de levar a um acidente. Evento que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente.Pode ser considerado como um quase acidente.

Para que seja melhor entendido a diferença de acidente e incidente vamos exemplificar a situação:

1- Um trabalhador realizando o carregamento de caixas de mudas para um determinado local. Em um dado momento a caixa vem a cair. A caixa e as mudas não foram danificadas devido a queda nem o trabalhador foi lesionado portanto ocorreu um incidente ou seja um quase acidente.

2- Dessa vez a caixa e as mudas foram danificadas porém o trabalhador não foi lesionado. Apesar de não haver lesão houve uma perda material sendo dessa forma considerado um acidente.

3- Nessa ultima situação o trabalhador foi lesionado sendo dessa forma um acidente pois houve lesão.

Sem dúvidas a integridade física é muito mais importante que bens materiais portanto devem ser considerados de maior importância os acidentes com lesão.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário...

 
Top