8
Ficha de epi
Sabemos que os epi's (equipamento de proteção individual) devem ser fornecidos gratuitamente pela empresa, porém o que ocorre muitas vezes é a falha no controle de entrega e devolução.
A empresa que não têm um bom controle de entrega de epi's está sujeita a possíveis problemas trabalhistas, como exemplo veja esta situação:
 Um operador de máquinas agrícolas é admitido pela empresa "x", após os treinamentos de segurança ele recebe os epi's necessários para execução da atividade (ex: abafador de ruídos) e é orientado sobre uso, guarda e conservação do equipamento. Após um período na empresa é verificado através de exames de audiometria que o operador teve uma perda auditiva, ele sabe que a empresa "x" forneceu o abafador de ruídos mas também sabe que ela não tem como comprovar a entrega do epi ou troca do mesmo porque nunca foi exigido dele que assinasse nenhum controle. E agora, se ele processar a empresa dizendo que trabalhava sem nenhuma proteção e/ou que os epi's estavam deteriorados porque a empresa não trocava os mesmos?

Estou colocando à disposição uma ficha para controle de entrega, recebimento e devolução de epis:
  • Lembre-se de preencher todos os campos.
  • Imprima frente e verso.
  • Todo epi tem CA, se o equipamento de proteção que está sendo fornecido não tem CA (certificado de aprovação emitido pelo MTE) ele não pode ser considerado epi de acordo com a NR 06.

Atualizado dia 18/11/2012 atendendo aos pedidos a planilha foi desprotegida.

Download
Download - Ficha de entrega de EPI 

Postar um comentário

  1. ta protegida qual a senha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para utilizar essa ficha não é necessário desproteger pois os campos para preenchimento estão liberados.

      Obrigado por comentar.

      Excluir
  2. ola gostei muito da planilha so que não consigo colocar a logo da empresa por ta protegida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está desprotegida, faça o download novamente. Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Realmente a planilha esta protegida e para desbloquea-la é preciso ter a senha de acesso. Uma pena pois a planilha é muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Atendendo os pedidos, a ficha de epi está desprotegida e disponível novamente para download. Agora é possível colocar o logo da empresa na ficha.

    ResponderExcluir
  5. bom dia eu tenho uma duvida comprei um tecido e mandei uma custureira fazer os uniforme como vou descobrir o ca.me responde por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Adriana,

      Vejamos o Precedente Administrativo nº 99 Ato Declaratório SIT nº 10, de 03/08/2009 (DOU 04/08/2009):

      Equipamento de Proteção Individual - EPI - Uniforme.
      O uniforme simples não é considerado EPI, pois sua finalidade é servir de vestimenta para o trabalho e não proteger o trabalhador de acidentes ou exposição a agentes nocivos. O não fornecimento de uniforme pode configurar transferência indevida do custo da atividade econômica ao empregado e não infração à Norma Regulamentadora nº 6.

      Fica entendido que o uniforme simples não é considerado epi portanto não tem CA.
      Se o uniforme fornecido terá a função de proteger o trabalhador de acidentes e doenças ele não é um uniforme simples, como exemplo a vestimenta para proteção de choques elétricos e vestimentas hidrorrepelentes e impermeabilizantes utilizadas na aplicação de agrotóxicos, esses devem possuir CA, sendo fabricados somente por empresas autorizadas pelo MTE.

      Att.
      Raul Cristino

      Excluir

Deixe aqui um comentário...

 
Top